terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A inteligência por trás do O Segredo


Dr. Jô Furlan


Aquilo que poderia ser mais uma vez fruto de um modismo, permanece e deixa marcado seu poder e sua influência."O Segredo" continua sendo contado, discutido, questionado e avaliado. Por trás desse fenômeno existem princípios básicos, efetivos e transformadores que foram codificados nesse livro e assim popularizados para o mundo.

A psicologia positiva, a física quântica entre tantas outras áreas da ciência contribuem para suas bases conceituais. Princípios aplicados, no que chamarei de ciência do êxito, são comunicados de forma clara, direta, pragmática e quase mística. Tenho acompanhado com muita atenção a repercussão esse tema na área acadêmica, nas empresas, nas famílias e nos indivíduos e percebo que, apesar do questionamento de alguns, a maioria se entrega a sedução do conceito e passa a tê-lo como uma referência expressiva em sua experiência de vida.

Acredito que com todo o arsenal tecnológico que dispomos hoje, ainda estamos apenas engatinhando no que diz respeito aos estudos da neurociência cognitiva. Com o avanço da tecnologia, cada dia mais conseguimos entender a importância de certos padrões mentais e sua influencia na nossa mente e no nosso corpo. A repercussão disso na vida de cada um de nós é observada em como vivemos, pensamos, sentimos e acima de tudo, o quanto realizamos. "O Segredo" se baseia no principio da Lei da Atração.

Existe algo mais nesse conceito, afinal estamos falando de fato de lei da sintonia e da frequência. Quando desejamos sintonizar uma certa estação de rádio, buscamos no dial o número que desejamos, por exemplo 101 ou 90. Por sua vez, quando desejamos um canal específico fazemos a mesma coisa. Aqui também funciona assim, você decide qual frequência deseja sintonizar, seja construtiva ou destrutiva. Recentemente, em uma entrevista,fui questionado se "O Segredo" não seria pura autoajuda. Respondi que sim, e que nessa vida ou as epessoas se ajudam ou se destroem. Você tem a escolha de trazer a informação que o ajudará a realizar o que deseja, reforçando seu poder pessoal, suas crenças construtivas, experimentando emoções saudáveis, ou o contrário, ativando padrões limitadores, destrutivos com grande capacidade de comprometer seu bem-estar e harmonia, restringindo inúmeras capacidades fundamentais para o processo de realização pessoal e profissional.

Uma das maiores contribuições trazidas para o grande público no "O Segredo" é a ênfase naquilo que você deseja, na formulação de seus objetivos. Na Inteligência Comportamental Humana, costumo chamar isso de o S.O.M. do Sucesso - Sonhos - Objetivos e Metas. Tomando como sinônimos de sucesso, as palavras êxito ou realização, percebemos aqui a presença desse tipo de inteligência. Tendo por base a realização do que você deseja, "O Segredo" afirma o quão fundamental é para a nossa vida saber exatamente o que desejamos, o que sonhamos realizar. "Afinal, aquele que não sabe o que procura, não será capaz de enxergar quando encontrar. Sinto que, às vezes, sou repetitivo em relação a esse conceito, mas estabelecer um alvo é a base para maximizarmos nosso poder de realização. A partir daí, escolherá qual será a sintonia durante essa viajem na direção do seu objetivo. Quanto mais acreditar que é possível, mais estará estimulando seu cérebro a perceber caminhos, aprimorar percepções e operar dentro de um padrão poderosamente construtivo. Quando você inicia uma jornada, talvez ainda não conheça todas as etapas, mas é necessário acreditar na sua capacidade de aprender - crescer e realizar. Mesmo com tudo que tem sido dito sobre "O Segredo", tenho verificado que inúmeras pessoas ainda não desenvolveram a disciplina e nem estabeleceram o comprometimento necessário para a aplicação desses princípios para a realização.

Acredito que se você realmente identificar o que deseja realizar na sua vida, experimentará um maravilhoso senso de propósito, que poderá fazer dela uma experiência fascinante - lembre-se de ter cuidado com o que deseja pois poderá conseguir. Um dos maiores responsáveis pelo insucesso das pessoas normalmente reside no fato que elas até sabem o que desejam, porém não se sentem merecedoras. Neste caso, vale muito o seguinte conceito: acredite (tenha fé, esperança, dedicação, desejo ardente) e provavelmente será capaz de realizar, duvide e com certeza fracassará.

Na Medicina Comportamental e em outras áreas da neurociência cognitiva, todos os dias somos apresentados às evidências que consolidam alguns dos conceitos abordados pelo "O Segredo". Seja no campo das crenças, dos valores, das emoções, outros padrões comportamentais, ou mesmo dentro de conceitos descritos que transcendem nossa compreensão e cujos mecanismos ainda não somos capazes de explicar. Muito do que encontramos no livro "O Segredo" poderá aumentar seu grau de realização, aprimorar sua capacidade de superação e contribuir para um aprimoramento contínuo da sua inteligência do sucesso.

Dica:

Se ainda não leu, leia.

Se já leu, releia com outros olhos.

Artigo extraído do site : www.revistasermais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário