terça-feira, 9 de novembro de 2010

A MENTE SUBCONSCIENTE E A CONSCIENTE

Embora tenhamos duas mentes, elas se dividem em duas partes bastantes distintas. Uma raciocina, julga, tira conclusões, analisa essa é a mente consciente, fica localizada no córtex cerebral . a outra é a inconsciente , responsável pelo “piloto automático de nosso corpo”. Essa comanda as funções vitais de nosso corpo como respiração, fome , desejo, alegrias, tristezas, lembranças e assim por diante .
Joseph Murphy compara a mente subconsciente como um jardim , onde você é o jardineiro. Durante o dia inteiro, planta sementes de pensamentos na mente subconsciente. Durante grande parte do tempo , nem se dá conta de que faz isso, porquanto as sementes têm origem na sua maneira habitual de pensar. Aquilo que você semeia na mente subconsciente é aquilo que vai colher no corpo e no ambiente externo.
Imagine a mente subconsciente como uma camada de solo fértil, no qual brotam e florescem todos os tipos de sementes, sejam elas boas ou más. Se você semeia espinhos , vai obter uvas? Se semeia cardos , vai obter figos ? Todo pensamento é uma causa e cada situação , um efeito.
O subconsciente não funciona racionalmente, ele depende das mensagens que enviamos a ele . Imagine por exemplo uma mulher que mesmo não estando gorda, deseja emagrecer . Racionalmente ela pensa “estou gorda” tenho que controlar minha alimentação , fazer exercícios etc. O fato de se declarar gorda forma uma imagem em seu subconsciente de gorda e como responsável pelo controle das funções vitais do organismo o que ele faz ? manda informações para o corpo dizendo que necessita alimentar-se muito , porque uma pessoa gorda necessita de mais nutrientes, conseqüentemente, essa pessoa passa a ter impulsos inconsciente para comer . O oposto também pode acontecer de forma tão acentuada que vira uma doença , é o caso da anorexia .
A partir do momento em que você conhecer a interação entre o consciente e o inconsciente , mudará sua maneira de pensar e sua parte subconsciente trabalhará em seu favor.
Essas condições encontram-se em qualquer área da vida, tanto na questão da aparência física, quanto em comportamentos ou sentimentos .
Emoção e razão :
A emoção por ser um fator inconsciente, também está intimamente ligada a tudo o que falamos . Gosto de utilizar a seguinte fórmula = R →S→E→ C.E;
R → razão;
S → símbolo (formado através da cultura, da crença, persona, informações adquiridas no decorrer da vida, ou seja, esse é um dos elementos do inconsciente).
E → emoções;
C.E → condições externas ( apresentado através da fisiologia, e das reações);

Uma determinada atitude é tomada na maioria das vezes quando a soma desses fatores são alcançados , primeiro a Racionalização (R) fornece informações que são identificadas com os Símbolos (s) as quais são comparadas com as informações existentes no sistema límbico , mais especificamente no hipocampo que são enviadas para a amígdala a qual envia comando aos neurotransmissores que respondem gerando emoções que por sua vez são expressas na fisionomia e nas atitudes. O exemplo a seguir ilustra bem o que foi colocado.
Situação A :
Imagine uma tábua de aproximadamente uns trinta centímetros de largura por dois metros de comprimento. Essa tábua está no chão e você acredita ( R ) que consegue (S) andar sobre ela . Sobe em cima e caminha tranquilamente ( E e C.E), alguns correm e chegam do outro lado sem nenhuma dificuldade .
Situação B :
Imagine a mesma tabua elevada a dois metros de altura . Você quer atravessá-la , mas já não tem tanta certeza se consegue não é mesmo? (R→S→E) As pernas tremem, o coração fica mais agitado , começa a soar frio (C.E) . Quem está no comando nessa situação ? O inconsciente (S+E) , nele reside crenças limitantes que te trava e impede de prosseguir , o qual carregado com alta dosagem emocional bloqueiam a razão .
Segundo Goleman, autor de Inteligência Emocional, temos duas mentes, uma racional e uma emocional. Quanto mais intenso o sentimento, mais dominante é a mente emocional e mais inoperante a racional. Segundo ele, na maioria dos momentos, essas mentes se coordenam de forma bela e delicada; os sentimentos são essenciais para o pensamento e vice-versa. Mas quando surge o desequilíbrio , a mente emocional assume o controle.
Essa situação pode ser mudada a partir do momento em que a crença limitante sofre uma ressignificação (S). Existem explicações físicas para esses fatos que você poderá encontrar no artigo “o sistema límbico”.
Como as programações são feitas no subconsciente ?
As informações chegam ao inconsciente no decorrer de toda nossa vida. As informações são assimiladas através de nosso sentido e após haver entendimento elas passam para o nível inconsciente em um processo chamado por Piaget de acomodação . A partir desse momento elas passam a ser utilizadas de forma automática . De onde vem as informações ? Elas vem de tudo que nos cerca : cultura, crenças, inconsciente coletivo (será explicado em um próximo artigo),nossa própria experiência pessoal, escola, amigos, família, criação, etc. A criação exerce um grande papel em nossa atitudes emocionais , conscientes ou não. Uma criança superprotegida por exemplo poderá crescer insegura e retraída . Essa criança , geralmente , pensa muito , racionaliza demais e de forma negativa , dando material para que o inconsciente trabalhe contra ela própria. Muita Racionalização, muita informação inconsciente, muita resposta emocional (porém interiorizada) pouca condição externa ( R →S→E→ C.E ).

Ao passo que uma criança criada sem regras geralmente não apresenta insegurança nem inibição , mas também pode apresentar grandes falhas no caráter e desequilíbrio emocional. Essa apresenta pouca racionalização , ou seja, geralmente é impulsiva (age sem pensar) muita informação inconsciente, muita resposta emocional exteriorizada e muita condição externa. (r →S→E→ C.E ).
O ideal é que haja um equilíbrio ( R →S→E→ C.E ) , para que isso aconteça , o indivíduo necessita compreender o funcionamento da mente consciente e inconsciente e saber interagi-las . Muitas vezes quando houver necessidade é aconselhável procurar ajuda terapêutica , ou fazer um curso que ajude a pessoa a entender melhor esse funcionamento . Os cursos de PNL e os de inteligência Inter e Intrapessoal oferecidos pelo INDEP poderão muito ajudar nesses casos.
RESUMÃO : apesar de sermos racionais, pensar, julgar e tirar nossas conclusões somos dirigidos pelas informações do inconsciente , portanto cabe a nós escolher que tipo de informações devem continuar e quais devem receber um novo sentido.
Em 2011 , teremos novos cursos sobre esses outros assuntos , aguardem !!!

Prof. Lucio de Faria Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário